terça-feira, 6 de novembro de 2007

As Marés Negras

As Marés Negras são o resultado de derrames de petróleo que ocorrem nos nossos oceanos. Os produtos petrolíferos têm efeito nefasto sobre toda a vida marinha e litoral onde atuam. As correntes marinhas facilitam a formação de marés negras, que se abatem sobre as praias e outras zonas costeiras.
Portugal, embora beneficie de uma "limpeza" pelas correntes oceânicas do Atlântico, é um país que tem um elevado risco de ocorrência de acidentes deste tipo. Todos os dias, cruzam a nossa zona exclusiva à volta de 70 navios, 12 deles petroleiros.


Estes navios transportam 30% do petróleo mundial e as zonas portuárias de Sines e Leixões recebem mais de 30 milhões de toneladas de petróleo por ano. Devido a isso, registraram-se desde a década de 70, vinte e seis acidentes graves com petróleo, dos quais se destacam os ocorridos nesta década no Porto Santo e na região do Porto.
Este tipo de poluição aquática, não se dá só devido a vários acidentes com os navios de petróleo. Muitas vezes, a poluição dos mares também resulta de despejos ilegais das lavagens dos porões dos navios no mar - em cada viagem, os petroleiros descarregam em alto mar, cerca de 1% do seu carregamento.
Esta percentagem pressupõe ao fim de alguns anos, a existência de muitos milhares de toneladas de produtos petrolíferos espalhados pelos oceanos.


Em Portugal, em Abril de 1991, na costa alentejana, deu-se um dos piores acidentes ecológicos nas águas portuguesas. Recentemente, em 1999, deu-se a 24 de Janeiro um acidente com um navio de petróleo, O Courage, em Aveiro, poluindo as praias aveirenses.

Um comentário:

Unknown disse...

O trabalho estava bom,até que o derrame de petróleo aconteceu.Com isso daqui um tempo vai diminuir a quantidade de animais marinhos.